Velhice, a doença

Comportamento
03.out.2021
Talvez você tenha levado o mesmo susto que eu ao ler a notícia. Eu nem acreditei e fui checar em outras fontes. Mas era verdade. Tornar-se “velho”, ou completar 60 anos transformará nós todos, imediatamente, em doentes. Pelo menos no entender da Organização Mundial da Saúde (OMS) que incluirá, na próxima edição do Guia Internacional de Classificação das Doenças, o CID11, em vigor a partir de 01/01/2022, velhice como sendo uma doença, com código “MG2A”.
Você não leu errado, a noticia é verdadeira. Mas, a vida não é feita de ciclos? Como pode um ciclo natural da vida de todos ser rotulado de doente? Se a velhice é doença, todos os adultos com 60 ou mais passam automaticamente a serem doentes, não importa quão saudáveis sejam.
Muito esquisito e difícil mesmo de entender, uma contradição com nosso próprio tempo. Falamos aqui sobre “Etarismo”, o preconceito com o envelhecimento, e também dos “Perennials”, a geração sem idade. Em ambos os casos estamos falando de movimentos atuais, que refletem a evolução da discussão sobre envelhecimento.
A decisão da OMS é no mínimo andar umas 10 casas pra trás. Em um mundo onde a produtividade ilimitada é a única constante, quem supostamente está em outro ritmo está oficialmente fora agora.
Então, vamos recapitular: envelhecer é um dos ciclos naturais da existência. Estar vivo implica em envelhecer e estar velho implica em estar vivo. Classificar essa fase como uma doença é limitar todas as possibilidades que temos descoberto.
Existem diferentes jeitos de envelhecer, e entendermos que a velhice não é uma só e não é a mesma para todos é definidor para termos uma sociedade mais acolhedora e consciente de que não existe um padrão para nenhuma fase da vida. Ou não?

Artigos relacionados

10 jul

Fraternidade e solidariedade: há espaço?

A ideia de que vivemos numa sociedade cada vez mais individualista, sob o reinado do cada um por si, pode em breve dar lugar a outra, que vem crescendo silenciosamente. O que se passa, neste inicio do século XXI, é uma verdadeira mudança de paradigma, de acordo com muitos pensadores da atualidade. Para se ter […]

  • 8874
Comportamento
12 jul

Estresse e doenças

Volta e meia ouvimos alguém tentar explicar o surgimento de uma doença grave. Palpites do tipo “ele estava deprimido” ou “ela teve um grande aborrecimento” são frequentes quando as pessoas se referem a quem foi acometido por uma doença grave. Uma antiga polêmica diz respeito ao papel do estresse como fator capaz de desencadear o […]

  • 2164
Comportamento
26 jun

Sobre a vulnerabilidade

Na delicada questão da formação de vínculos nas relações interpessoais, a sensação de vulnerabilidade está sempre presente, só que de forma mais intensa em uns do que em outros. Vulnerabilidade é o que sentimos quando alguém parece enxergar em nós algo que queríamos esconder, como nossas inseguranças e medos. O sentimento de vulnerabilidade é alimentado […]

  • 2152
Comportamento